Novidades AGOSTO 2022

AGOSTO 2022
Em agosto fazemos uma breve "pausa" na nossa programação habitual, mas não fechamos portas! Durante estes dias de intenso calor, aproveite e usufrua das 27 salas recheadas de obras de arte (e ar-condicionado) do Museu Medeiros e Almeida!

Retomamos em setembro a Pausa do Mês, uma conversa de 30 minutos acerca de uma peça em destaque, e os Sábados no Museu, as visitas guiadas gratuitas no primeiro sábado do mês.

Enquanto isso, convidamo-lo a revisitar a ensolarada obra ‘Caes das Colunas, de João Vaz (1859-1931):

João Vaz - Caes das Colunas
A luz de Lisboa é aqui captada pelo uso de cores claras, assim como pelo intenso contraste de luz/sombra refletido nas lajes. Como é característico da sua pintura, João Vaz representa o rio em águas calmas, com uma luminosidade transparente e um horizonte baixo que permitem ver as praias da margem oposta, num bucolismo típico da pintura naturalista.

Novidades

O Museu Medeiros e Almeida disponibiliza aos seus visitantes um novo folheto!

Folheto MMA

Vídeo "Peste de Marseille 1722-2022"

Em 2021 realizou-se no Musée d’Histoire e no Musée des Beaux-Arts de Marselha a exposição Marseille en temps de peste 1722-2022.

Chega-nos agora o filme KinéKino, Peste Movie 2: Marseille 1722-2022, no qual os alunos da Escola Maurice Korsec, em Marselha, exploram o tema da peste de 1720 nesta cidade através da exposição e de três monumentos comemorativos, relacionando-o com a crise de saúde atual do Covid-19.

Os alunos desenvolvem as suas descobertas e estudam, entre outros objetos, a caixa de rapé “Peste de Marseille” da coleção, fruto de uma colaboração com o Museu Medeiros e Almeida.

Assista ao filme aqui.

Marseille
Caixa de rapé
“Peste de Marseille”
França, 1720
Ouro, diamantes e esmalte
Museu Medeiros e Almeida
FMA 943

As nossas leituras

Partilhamos algumas das nossas leituras de verão preferidas.
Se encontrar alguma peça da coleção do Museu Medeiros e Almeida nestas publicações, é puramente circunstancial! 😉

Comptoirs du monde
Veloso Salgado
AA.VV. Comptoirs du Monde. Les feitorias portugaises, XVe-XVIIe siècle. Paris: Éditions du patrimoine, Centre des monuments nationaux, 2022.
AA.VV. Veloso Salgado: de Lisboa a Wissant, itinerário de um pintor português. Éditions Invenit, Musée de Boulogne-sur-Mer, 2022.
Orientations Mag
Jogos Cruzados MNAA
Orientations Vol. 53, N.º 4 – Jul/Aug, Hong Kong: Orientations Magazine, 2022.
AA.VV. Jogos Cruzados – Viagens entre Oriente e Ocidente. Lisboa: MNAA/INCM, 2022.