RestART project – «Setor Cultural e Criativo»

Prezados amigos,

Venho pedir a vossa ajuda para um projeto sobre o Setor Cultural e Criativo (SCC), no qual a Un. Lusófona é parceira.

O Setor Cultural e Criativo (SCC) tem sido fortemente afetado pela pandemia de COVID-19, especialmente os subsetores mais dependentes da presença de público, devido à suspensão de eventos culturais ao vivo, que colocam em risco mais de 7 milhões de empregos na UE ( Morellato et al., 2020).

O CCS é essencial para a recuperação socioeconómica, pois pode incentivar o bem-estar e a resiliência das pessoas e promover um sentimento partilhado de identidade europeia.

O principal objetivo do Restart é apoiar a transição digital e a resiliência dos atores da CCS, aumentando a capacidade dos provedores de EFP em disciplinas criativas de adaptar sua oferta de treinamento às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho, economia e sociedade.

Quem estará envolvido?

– Atores da CCS que precisam de melhorar as suas competências profissionais digitais e transversais: membros das organizações criativas, culturais e artísticas, pequenas empresas criativas, organizações culturais de base, criadores individuais, artistas e freelancers.

– Prestadores de EFP orientados para CCS: Prestadores de EFP públicos e privados que oferecem formação relacionada com disciplinas culturais e criativas.

Assim, pedimos o preenchimento de um questionário online para compreendermos as necessidades neste campo e como poderemos dar uma ajuda mais efetiva:

» Link VET providers

» Link CSS actors

Obrigado, é muito importante este vosso contributo.

Abraços,

PMP