As novidades que vão marcar o nosso ano

2022 no Museu Gulbenkian

Conheça as novidades que vão marcar o nosso ano

Uma grande exposição sobre um dos mais famosos símbolos do Antigo Egipto e a renovação de dois núcleos fundamentais do Museu, são algumas das nossas propostas para este ano.

Ourivesaria e artes decorativas renovadas

Vamos iniciar a renovação das salas de Ourivesaria e Artes Decorativas do século XVIII e partilharemos alguns dos principais momentos destas intervenções. Contamos consigo para celebrar a reabertura destes dois núcleos em maio!

Faraós Superstars

Concebida em torno da figura do faraó e do lugar que o Antigo Egito ocupa no nosso imaginário, esta será a nossa grande exposição para 2022! Coorganizada com o MUCEM de Marselha, conta com cerca de 250 peças provenientes dos dois museus e de outras importantes coleções europeias, como Museu do Louvre, o Museu Britânico, o Museo Egizio de Turim, o Ashmolean Museum, em Oxford, ou a Tate. A partir de 24 de novembro, na Galeria Principal do Edifício Sede.

O Poder da Palavra IV

A Galeria do Oriente Islâmico vai receber mais uma edição deste projeto curatorial participativo abre o museu à comunidade, juntando curadores, investigadores e mediadores. Com o mote Sabedoria Divina: o Caminho dos Sufis, propusemos aos nossos participantes explorar os objetos da coleção do Museu Calouste Gulbenkian que se relacionam com o Sufismo, a mística islâmica. Poderá ver o resultado das suas investigações a partir de abril.
Até lá, ainda pode visitar a mostra da terceira edição, dedicada ao lugar das mulheres na arte islâmica.

Em Paris, na intimidade do colecionador Calouste Gulbenkian

No segundo semestre do ano, o recém-restaurado Hôtel de La Marine, em Paris, recebe a exposição Gulbenkian par lui-même. Dans l’intimité d’un collectionneur. Desvendando aspetos menos explorados da Coleção do Museu Calouste Gulbenkian, a seleção de peças apresentadas percorre várias épocas e culturas, em diálogo com obras da Coleção Al Thani, parceira do Museu na organização desta exposição.

Escola de Verão 2022

Após o sucesso da sua primeira edição em 2021, a Escola de Verão regressa em setembro! Este espaço de partilha, debate e formação junta especialistas de museus e instituições culturais nacionais e internacionais de referência. O tema da segunda edição é Museus e Comunicação.

… e muitas outras formas de descobrir a nossa Coleção

Descubra a nova programação mensal de atividades que inclui visitas especializadas, com os conservadores ou convidados, oficinas e cursos.

Mais novidades surgirão no decorrer deste ano, por isso esteja atento à sua caixa de correio e ao nosso website nos próximos meses. Boas visitas!
GULBENKIAN.PT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s