Um convite à palavra MANIFESTUM arte de dizer | 8 a 10 de Outubro

Há um ‘Vale… Longo’ onde a poesia vai andar à solta…

Manifestum arte de dizer anima a cidade entre 8 e 10 de outubro

A Poesia, esse “condensado de mundo”, como alguém a descreveu, vai ter mais do que rédea longa, vai soltar amarras e percorrer diversos espaços do concelho de Valongo entre os dias 8 e 10 de outubro (sexta a domingo): desde o Fórum Cultural Vallis Longus à Oficina da Regueifa e do Biscoito, passando também pela Biblioteca Municipal e pelo Fórum Cultural de Ermesinde. Importa lembrar que as escolas do concelho são também unidades que viabilizam o ‘Manifestum’. A iniciativa Manifestum arte de dizer é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo e a produção está a cargo da Exemplo Extremo.

Nicolau Santos, jornalista e atual Presidente do Conselho de Administração da RTP, António Manuel Ribeiro, músico e líder dos míticos UHF, Rui Reininho, o incontornável vocalista dos GNR e Miguel Ribeiro, pivô/jornalista da SIC e também ele músico da banda The Happy Mess, Ana Deus conhecida pela sua participação em projectos como os Ban, Três Tristes Tigres e Osso Vaidoso, bem como o talentoso músico brasileiro, radicado no Porto, que dá pelo nome de Luca Argel, serão algumas das figuras que integram diferentes momentos do programa do ‘Manifestum’. Contudo, o menu programático tem muito mais para oferecer e, para além dos músicos, há também os poetas, que afinal são a alma mater do evento.

Evento central https://www.facebook.com/events/262645192531566

No domínio de uma iniciativa de cariz poético, a ênfase é dada ao valor primordial da palavra neste evento, servem-se por isso ao longo da programação três espectáculos de cumplicidade entre a literatura e a música: Ruído Vário, que juntará Ana Deus e Luca Argel num duo norteado pela obra de Fernando Pessoa, ou como diria bem a preceito José Saramago: Fernando Pessoas. A aparição do dueto terá honras de abertura e decorrerá na sexta-feira, dia 8, às 21h45, no Fórum Cultural de Ermesinde.

Evento Ruído Vário https://www.facebook.com/events/649731213078662

O segundo momento que junta o binómio poesia e música decorrerá no dia 9, sábado, às 21h45, também no Fórum Vallis Longus, sob o signo da La Lys – War Song, o coletivo congrega os elementos Blandino Soares, Greta Vardega, Sara Santos e Rui Spranger. Evocam-se os temas que marcaram uma das mais ferozes batalhas da I Guerra mundial (em que muitos portugueses pereceram), entre outros conflitos do século XX na Europa. As abordagens das canções ecoam em registo de esperança.

Evento La Lys – War Songs https://www.facebook.com/events/4703031903043221

O terceiro momento é protagonizado por Nicolau Santos que, em registo ambivalente, despe o fato de gestor da televisão pública, e afina pela informalidade do diapasão jazzístico-poético, acompanhado dos músicos Manuel Lourenço, Cláudia Franco, António Palma e Pedro Felgar. É o momento de atuação d’ Os Poetas e a sua Música, que decorrerá às 18h30, de domingo, dia 10, no Fórum Cultural de Ermesinde.

Evento Os Poetas e a sua Música https://www.facebook.com/events/861348041249886

Há Palavras Que Nos Beijam nível II/Apresentação final – É o momento que consagra a reunião entre António Manuel Ribeiro, a cantora lírica e formadora Ana Celeste Ribeiro e o pianista Ricardo Caló em pleno palco com os formandos do segundo nível do Laboratório de Leitura Poética. Composto por elementos da comunidade local, este coro vai mostrar o que vale a partir das 18h30 do dia 9 de outubro, também no Fórum Cultural de Ermesinde.

Evento HÁ PALVRAS QUE NOS BEIJAM nível II apresentação final https://www.facebook.com/events/280983010361517

O Pão da Poesia é o momento em as que vozes de Isaque Ferreira e Sandra Salomé vão ganhar fôlego e irão projetar-se no espaço do futuro restaurante da Oficina Regueifa e do Biscoito. A matéria poética em causa tem a sua primeira e exclusiva fornada a partir das 11h30. Quem quiser descobrir se os versos também possuem fermento, amido ou miolo tem de comparecer a esta sessão.

Evento O Pão da Poesia https://www.facebook.com/events/840481883499560

O Benefício da Dúvida é uma rubrica que se apresenta em dose dupla, uma conversa sem rede entre António Manuel Ribeiro e Nicolau Santos, bem como entre o Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Nuno Ataíde das Neves e Rui Reininho, Miguel Ribeiro incumbe-se da moderação de ambos os diálogos.

Evento Benefício da Dúvida – Diálogos ( 9/10) https://www.facebook.com/events/555117672217855

Evento Benefício da Dúvida – Diálogos ( 10/10) https://www.facebook.com/events/370851941441217

Relembra-se que a entrada é gratuita, sujeita a reserva prévia. Os contactos para o efeito são: Reservas – 224 219 270/939 030 527. Acrescenta-se que serão cumpridas todas as normas da DGS, em vigor à data do evento.

_programa_download_.pdf